Comer só Sopa Emagrece? Riscos e Cuidados

Muitas são as dietas mirabolantes que encontramos por aí. É preciso ter muito cuidado e entender que o emagrecimento nunca vem da noite para o dia e que o que vem fácil vai fácil. Por isso a melhor maneira de emagrecer de forma saudável e definitiva é praticando exercícios físicos regularmente e se alimentando bem.

As dietas que prometem um emagrecimento rápido em pouco tempo geralmente são muito difíceis de fazer ou restringem tanto o consumo de certos alimentos que quando você volta a comer normalmente acaba engordando mais, já que o seu corpo acaba fazendo reserva para o caso de passar por um novo período de escassez.

Em algumas ocasiões, precisamos emagrecer rapidamente alguns quilos. Você já deve ter passado pela situação de precisar emagrecer para ir a um evento importante (casamento, formatura, etc). Nessas situações, tudo que você deseja é conseguir entrar NAQUELA roupa com elegância e (algum) conforto, nã é? Isto é completamente possível, você apenas tem que saber que esse emagrecimento será só momentâneo.

As dietas líquidas são as melhores nesse sentido. Sim, comer só sopa emagrece, mas você deve tomar alguns cuidados e estar ciente dos riscos que isso pode trazer para a sua saúde e pro seu organismo.

O primeiro cuidado que você deve tomar ao fazer uma dieta em que você só coma sopas e sucos é não fazer isso por mais de 7 dias. O seu corpo precisa de elementos e nutrientes que as sopas não vão te fornecer e os riscos de se manter em uma dieta assim por mais tempo são vários. Você pode passar mal, ter tonturas, desmaiar e até prejudicar alguns órgãos de forma muito profunda.

Nos sete dias de dieta é possível que você perca até 7 quilos, desde que se atente para os seguintes pontos:

• Os alimentos da sopa devem ser os mais naturais e saudáveis possíveis;
• Não utilize temperos artificiais como caldos e temperos em pó;
• Os sucos devem ser naturais e sem açúcar;
• Não coloque macarrão nem arroz na sopa, nem mesmo os integrais;
• Dê preferência aos alimentos com calorias negativas;
• De forma alguma tome sopas de saquinho.

Veja também:


Outra informação muito importante: não repita a dieta em menos de 15 dias. O efeito vai ser o contrário e você vai acabar engordando. Além disso, esse período serve para que o seu corpo se recupere e absorva todos os nutrientes dos quais ele foi privado.

A atividade física nunca pode ser deixada de lado, mas como a dieta costuma ser muito restritiva e não ter fontes de carboidratos, o ideal é fazer atividades físicas mais leves, para não correr o risco de passar mal.

Uma alternativa para essas dietas é substituir apenas o jantar pela sopa e não as duas refeições principais no mesmo dia. Assim você dorme mais leve e consome menos calorias a noite. Isso é importante já que dormindo, seu metabolismo basal está muito baixo e, com isso, você queima poucas calorias de forma natural.

Utilizando a sopa apenas como jantar não há restrição de tempo, porque durante o dia você consome normalmente (sem exageros) tudo o que seu corpo precisa.

Tente não tomar atalhos quando o assunto é emagrecimento. A dobradinha exercícios + dieta ainda é o melhor caminho para emagrecer de forma saudável e manter-se assim por meses a fio.

Deixe um Comentário