Dieta da Sopa da USP

A dieta da sopa da USP é indicada para as pessoas que desejam perder peso rápido (aproximadamente 7 quilos por semana). A partir da realização desta dieta, você irá substituir as refeições convencionais do seu cotidiano por sopas caseiras. Além de ser realizada por pessoas que desejam ter um corpo mais bonito e esbelto, esta dieta é recomendada por médicos para pacientes que precisaram passar por um procedimento cirúrgico no coração ou para os pacientes que possuem sérios problemas cardíacos.

Por meio da realização desta dieta, você poderá emagrecer ainda mais se começar a praticar alguma atividade física regularmente.

Esta dieta é famosa por fazer correlação a esta faculdade renomada que é a Universidade de São Paulo. Por essa motivo e pelos inúmeros casos de sucesso relatados em programas de televisão e pela Internet a fora, ela tem ganhado muitos adeptos.

Receita da Sopa da USP

Ingredientes da Sopa da USP

  • 01 Berinjela;
  • 01 Aipo;
  • 01 Repolho Grande;
  • 02 Cenouras;
  • 02 Nabos;
  • 02 Maços de Cheiro Verde e Agrião;
  • 02 Folhas de louro;
  • 02 Pimentões;
  • 02 Tomates;
  • 02 Xícaras de Vagem Picada;
  • 02 Tabletes de Caldo Knorr;
  • 03 Dentes de Alho;
  • 04 Jilós grandes;
  • Sal e Pimenta do Reino.

Modo de Preparo da Sopa da Universidade de São Paulo

Corte os legumes em pedaçõs pequenos. Pique as folhas de aipo e o cheiro verde.
Coloque os legumes, o aipo e o cheiro verde em uma panela grande com água. Adicione os tabletes de caldo Knorr de sua preferência, a pimenta do reino e o sal (quanto menos melhor – evite o excesso a todo custo).
Cozinhe tudo em fogo algo até a fervura. Baixe então o fogo e deixe os legumes cozinharem.

Veja também:


Saiba Como fazer a Dieta da Sopa da USP

O Hospital do Coração da USP, recomenda a realização da dieta da seguinte forma:

1º dia: Ingerir a sopa duas vezes. Todas as frutas podem ser consumidas, com exceção de banana e abacate que possuem alto índice glicêmico. Ingira grande quantidade de água, bem como chás e suco de uva;

2º dia: Consumir a sopa sempre que você desejar. Legumes e verduras também estão liberados, mesmo que seja uma batata grande cozida;

3º dia: Consumir sopa no mínimo duas vezes no decorrer do dia. Frutas e legumes podem ser consumidos a vontade, com exceção da batata;

4º dia: Consumir as sopas pelo menos duas vezes no decorrer do dia. Você também pode consumir um total de até 8 bananas e leite desnatado;

5º dia: Consumir a sopa no mínimo duas vezes durante o dia. Você também pode consumir de 280 a 400 gramas de carne do tipo vermelha ou branca (a carne deve ser grelhada), tomates temperados com sal, limão e azeite. Beba bastante água (aproximadamente 10 copos durante o dia);

6º dia: Consumir a sopa duas vezes ao dia e, no máximo, três bifes de carne vermelha ou branca grelhados. Os bifes podem ser consumidos com legumes cozidos (com exceção da batata). Beba bastante água, café, chá e sucos sem a adição de açúcar;

7º dia: Consumir a sopa duas vezes ao dia, arroz do tipo integral, legumes cozidos ou crus. Você também deverá beber bastante água, chá, café e sucos sem a adição de açúcar.

As sopas da dieta da sopa da USP podem ser preparadas de maneira bem diversificada. Para variar o gosto, você pode colocar ingredientes diferentes como: louro, berinjela, nabos, folhas de cheiro-verde, agrião, pimentões, repolho, tomates frescos, aipo, cenouras, vagem, alho e até jiló.

Jamais bata a sopa no liquidificador. Pique os legumes e as verduras que farão parte da sopa em pedaços grandes. Desta forma, você terá que mastigar bastante para consumi-los, o que contribuirá para que o seu cérebro entenda que você está saciado e mantenha-se assim por mais tempo.

Para que o sabor fique mais agradável, você pode utilizar alguns pedaços de frango, atum, ovos batidos no liquidificador, pequenas porções de purê de batatas, aveia e queijos – tudo sem exagero.

Realize a dieta da sopa da USP durante uma semana. Logo após, fique sem a dieta por alguns dias e, caso haja necessidade, faça-a novamente.

Dieta da Sopa

Conhecendo as Vantagens e Desvantagens da Dieta da USP

A grande vantagem em se realizar esta dieta é a obtenção de um emagrecimento eficaz e em período de tempo muito curto. Para pacientes que vão passar em breve por uma cirurgia e precisão perder peso rápido, é algo muito relevante.

Além desta, existem outras vantagens:

  • As sopas são muito simples de se preparar. Qualquer pessoa pode prepará-las, mesmo que não tenham muita prática na cozinha;
  • Os ingredientes das receitas são comuns e podem ser encontrados de forma muito fácil em praticamente todos as cidades brasileiras;
  • Os legumes e verduras presentes nas sopas possuem grande quantidade de vitaminas e minerais, que promoverão mais saúde e melhora no funcionamento de várias funções de seu organismo.

Dentre as desvantagens de realizar a dieta da sopa da USP, pode-se citar a ingestão de pouca quantidade de calorias – você estará ingerindo uma quantidade bem menor do que o seu corpo realmente precisa para dispor de energias diárias. Esta dieta não pode ser realizada por longos períodos de tempo pois pode causar fraqueza, cansaço intenso e tonturas.

Além disso, a realização desta dieta não contribui para a reeducação alimentar. Desta forma, quando você parar de realizar o programa poderá engordar tudo de novo se não modificar seus hábitos alimentares.

Reflita sobre as vantagens e desvantagens da realização da dieta da sopa da USP e avalie se sua realização realmente compensa. A dieta realmente é eficaz para perder peso, no entanto, existem outras formas mais saudáveis de emagrecer, principalmente se você é uma pessoa saudável e capaz de fazer exercícios físicos.

Deixe um Comentário