Peso Ideal: Você Sabe Qual é o Seu?

Você sabe qual o seu peso ideal? Será que você precisa realmente perder peso ou é “neura” da sua cabeça? A maioria das mulheres vive em briga constante com a balança, sem a menor necessidade. Aqui na lateral do site você encontra uma calculadora do peso ideal em que você informe sua altura e seu peso e confere se você está dentro ou fora dos limites do seu peso ideal.

A calculadora utiliza o IMC (Índice de Massa Corporal), uma maneira simples e prática de saber se a pessoa está muito magra ou com sobrepeso. Desenvolvido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o cálculo do IMC é realizando a partir da seguinte fórmula:

IMC = peso / (altura x altura)

Ou seja, para calcular o IMC, divida seu peso em quilos pelo quadrado da altura em metros. Por exemplo, se você mede 1,65m e pesa 78Kg, multiplique:

1,65 x 1,65 = 2,7225

Em seguida, divida seu peso pelo resultado encontrado na primeira operação:

78 / 2,7225 = 28,65

Um IMC entre 25 e 30 indica que a pessoa está com excesso de peso enquanto que se o resultado encontrado for superior a 30, a pessoa está obesa. A tabela abaixo resume os possíveis valores e seu significado:

Abaixo do peso Abaixo de 18,4
Peso normal 18,5 a 24,9
Sobrepeso 25,0 a 29,9
Obesidade grau I 30,0 a 34,9
Obesidade grau II 35,0 a 39,9
Obesidade grau III Acima de 40

Embora seja um bom indicador para o cálculo do peso ideal, o IMC é bastante limitado, pois não leva em consideração fatores como sexo, idade e principalmente como encontra-se distribuída a gordura no seu corpo. Portanto, não saia por aí louca(o) fazendo qualquer “regime da moda” caso o IMC aponte que você precisa perder peso.

Outras formas de identificar se você precisa perder peso

A proporção cintura-quadril é outra forma de identificar se você precisa ou não perder peso. A relação entre a medida de sua cintura e a do seu quadril é considerada uma forma mais precisa que a do IMC. Isto porque considera justamente a gordura que gera mais riscos para a sua saúde por tratar-se de uma gordura que recobre órgãos fundamentais do seu corpo: a gordura abdominal (sim, aquela que “estufa a barriga”).

Meça sua cintura na altura do seu umbigo. Em seguida, meça os quadris no ponto mais largo (em torno do bumbum). Divida o primeiro valor pelo segundo. Exemplificando, se sua cintura mede 96 cm e seus quadris medem 102 centímetros, sua proporção cintura-quadril é 0,94. O ideal é atingir uma proporção de 0,92 ou inferior.

Mulher com barriga seca

Outro método para identificar se você precisa perder peso é a porcentagem de gordura corporal. Este é o método mais eficiente porque considera não apenas o peso como também o quanto dele corresponde à gordura. Infelizmente este é um método difícil de ser usado por pessoas comuns pois necessita de aparelhos específicos. Verifique na academia mais próxima se algum profissional pode lhe auxiliar neste sentido. Por último, recomendamos fortemente que se você identificar que está realmente com sobrepeso ou obeso(a), não saia por aí fazendo mais uma dieta da moda para perder peso. Procure um profissional como um médico ou nutricionista para que ele elabore uma dieta que respeite o seu estilo de vida e principalmente que cubra todas as suas necessidades de vitaminas e nutrientes diários necessários a sua saúde. Afinal, de que adianta atingir seu peso ideal colocando em risco o seu corpo?